Paulo Câmara, agora presidente do BNB, apresentou nesta segunda-feira, 18, no Sinduscon-PE, resultados de 2023 e diretrizes para este ano. - Sinduscon PE

18/03/2024 - Sinduscon-PE

O presidente do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, Paulo Câmara, foi o palestrante convidado pelo Sinduscon-PE para a reunião com associados, desta segunda-feira, 18, na sede do sindicato. Câmara abordou junto aos construtores presentes as linhas de crédito para o setor da construção civil. Também estiveram presentes o assessor da Presidência do BNB, André Campos, bem como o superintendente do banco em Pernambuco, Hugo Queiroz.

Ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara ocupa a presidência do BNB desde março de 2023. Ele foi nomeado após uma reunião do Conselho de Administração do banco, substituindo o também pernambucano José Gomes da Costa, que ocupava o cargo desde janeiro de 2022. Sobre os principais focos da instituição para 2024, Câmara informou que 60% de todos os recursos serão aplicados nas micro e pequenas empresas.

A sustentabilidade também foi colocada como peça fundamental na concessão de crédito por parte do BNB, tanto que R$5,6 milhões estão programados para o crédito verde, reforçando o olhar para a questão ambiental por parte do banco. Um terceiro ponto prioritário para este ano, de acordo com ele, será o financiamento para saneamento e infraestrutura.

Após a apresentação de Paulo Câmara, Hugo Queiroz trouxe aspectos técnicos das linhas de crédito mais voltadas para as empresas de construção, desde financiamento para aquisição de materiais e equipamentos, através do FNE Inovação, até formação de capital de giro e empreendimentos. A aquisição das formas de concreto, uma necessidade destaca pelo setor em discussões anteriores, voltou a ser abordada. “O banco financia, inclusive via cartão BNB, mas vai estar sujeito à análise de crédito da empresa”, lembrou o superintendente. “A gente está alinhado com o que está sendo feito”, disse. De acordo com os empresários do setor, a forma custa em média R$3 milhões, dependendo do projeto.

Durante o evento, o presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Couto, destacou alguns parâmetros usados para a região Nordeste, que considerou difíceis de alcançar diante da natureza financeira da maioria das empresas da região. “É uma colocação, mas também um problema imediato, para ser levado às instâncias superiores para análise. Esses parâmetros criam um certo impasse para a oportunidade de empreender em alguns setores”, colocou. Sobre a informação dada por Paulo Câmara, com relação à ampliação dos recursos para saneamento, o presidente do Sinduscon-PE se mostrou satisfeito. “Isso é muito bom para a população, uma vez que saneamento é saúde”, destacou.

Já a vice-presidente da entidade, Betinha Nascimento, reforçou a importância de direcionar recursos para as micro e pequenas empresas, maiores geradoras de empregos no país. Questionou se no lugar da garantia real exigida pelo banco, não poderia ser adotado o Seguro Garantia, do Governo Federal. A sugestão deverá ser discutida pelo BNB. “É importante que vocês apresentem propostas para o banco. Chegando com um nível de maturidade de informação, a gente tem conseguido avançar bastante”, avaliou Hugo Queiroz.

A reunião-almoço foi realizada de forma conjunta com a Ademi-PE, que esteve representada pelo diretor de Política Habitacional, Genildo Valença, e pôde ser acompanhada também remotamente pelos associados das duas entidades, através do Zoom.